Categorias
Últimas Publicações
- Ser grande quando for crescido8 de Outubro, 2020
- O Pilates na minha vida5 de Junho, 2020
- Mulheres Poderosas - as principais atitudes que as definem3 de Junho, 2020
- Ser grande quando for crescido
POR SOFIA PEDRO
A Dança (ballet, danças latino-americanas, danças africanas, tango argentino ) sempre esteve presente na minha vida pessoal e profissional.
A minha formação académica vai desde uma licenciatura em Engenharia Florestal a pós-graduações em Actividades Aquáticas e Dança Movimento Terapia.
O Pilates entrou na minha vida como praticante algures em 2003/2004 e profissionalmente em 2008 depois de uma larga formação pelo então Pilates Institute.
No Pilates trabalha-se o corpo como um todo melhorando a postura e o funcionamento de todo o organismo. Há uma forte ligação mente-corpo. Trabalha-se concentração, controlo, precisão, centro, respiração e fluidez em todos os movimentos.
Trabalha-se força e flexibilidade.
Trabalha-se todo o corpo pensando na parte central como o tronco de uma árvore que se deseja forte de dentro para fora. Para tal trabalham-se os abdominais mais internos com especial foco no transverso e soalho pélvico com todos os benefícios que este trabalho nos dá para a saúde da coluna vertebral. Também é de realçar o benefício do trabalho da musculatura do soalho pélvico em questões relacionadas com incontinência urinária, por exemplo.
No que diz respeito a questões estéticas tanto uma boa postura como uma “barriga mais plana” são questões a ter em conta, sendo trabalhadas neste método.
É um método de treino que beneficia a prática de outras actividades físicas.
A minha formação englobou tanto o trabalho de colchão (Matwork) como o trabalho com pequeno equipamento (banda, rolo, bola, mini bola, isotoner) e grande equipamento (as chamadas máquinas do Pilates), formações dedicadas a vários níveis de aprendizagem e condição física. Tenho preparação para lidar com pessoas desde desportistas a pessoas com uma condição física que necessite cuidados especiais.
Tenho trabalhado desde 2008 com o método Pilates no Holmes Place da Quinta da Fonte e em escolas de dança, quer em aulas de grupo quer em treino individual.
A situação que vivemos trouxe-me a possibilidade de começar a dar aulas de grupo e treinos individuais online.
Comecei sem imaginar que iria gostar tanto (sou mais “dada” a pessoas do que a máquinas).
Comecei sem pensar que teria grandes vantagens.
Encontrei um mundo de pessoas que queria fazer este tipo de treino mas que não gosta de ginásios, que não tem tempo para perder em deslocações, que viaja muito não podendo treinar regularmente, que gosta do conforto e privacidade da sua casa para treinar.
Encontrei também a possibilidade de dar “dois dedos de conversa” no final das aulas, não retirando completamente a parte do convívio a estas turmas.
A maior revelação para mim foi encontrar alunos em contexto de aula de grupo que, estando cada um em sua casa, se conseguem concentrar muito melhor em si próprios, conectando mais facilmente mente e corpo (aspecto fundamental no Pilates).
Para minha alegria tenho boas condições para ver os alunos num ecrã grande utilizando a plataforma Zoom podendo assim dar indicações mais precisas e ver de imediato os seus corpos a reagir.
Tem sido um verdadeiro prazer e terei todo o prazer em vos receber para experimentarem uma destas aulas. Para tal podem contactar-me preenchendo o formulário que aqui partilho e visitar a minha página.